Fórmula de Jogos ::: Desenvolvimento de Jogos - 2015 / 2016 / 2017 / 2018

5 - ANIMAÇÃO - Uso da animação em jogos

November 10, 2016

 

 

  
Olá galera tudo bem.  

 

Chegamos a nossa quinta aula sobre o desenvolvimento de jogos digitais, hoje nos vamos a aprender um pouco mais sobre a parte mais animada na produção de jogos.  

 

"Que é justamente a animação" - Mas que trocadilho besta. Só para animar um pouco.   

 

Desde os jogos mais simples aos mais complexos nos temos animações. Nos jogos mais antigos da era do Atari 2600 e do Odissey os jogos eram compostos de pequenos pontos coloridos que se movimentavam freneticamente. Um grande exemplo é o jogo Yars Revenge (Atari 2600).  

 

Atualmente os jogos se aproximam cada vez mais de filmes e desenhos animados Interativos. 
 

Inclusive muitas estúdios de cinema como a Disney e a Lucas Artes produziram excelentes jogos como Tron, Starwars e The Secrety of the Monkey Island. 

 

  
5.1 - Ciclos de Animação 

 

O conhecimento dos ciclos de animação são essenciais para a criação do movimento dos diversos personagens inseridos em um jogo. 

 

Através do conhecimento dos ciclos podemos criar quase todas as movimentações que vemos no mercado, desde um simples andar até uma complexa animação de luta entre personagens. 

 
O ciclos de animação são criados através de desenhos estáticos com uma sequência de poses que quando animadas transmitem a sensação de animação. 

 

Como comentamos na aula anterior alguns programas podem facilitar a produção destes desenhos, como exemplo de ferramentas pagas nos temos o Adobe Animation CC, Toobom Studio e Spriter Pro. 
 
SOFTWARES:  Adobe Animate CC – Link | Toobom Studio – Link | Spriter PRO - Link 

 

 
5.2 - Sprites 

 

Os "Sprites" que são pequenas imagens com tamanhos aproximados que quando animados quadro a quadro passam a ideia de movimento e animação.  

 

Em alguns casos, os sprites, são produzidos utilizando a técnica de "pixel arte" que utiliza imagens coloridas formadas por pequenos pontos (quadradinhos) da tela.  

 

Uma das principais funções dos sprites é economizar os recursos gráficos de computadores mais lentos pois a sua aplicação exige menos do poder de processamento das máquinas.
  

 
5.3 - Efeitos Especiais 

 

Na produção de um jogo são necessário diversos efeitos gráficos que podem ser utilizados para as mais diversas funções como explosões, fogos, raios e muito mais.  

 

Todos esses efeitos são produzidos com uma sequência de animações que tornam o visual dos jogos mais atraente e personalizada.  

 

O desenvolvedor deve estar atento e detectar quais itens do cenário ou da interface precisam estar animados, pois uma tela com excesso de movimento pode confundir o jogador.  

 

Legal Galera.... Chegamos ao fim da nossa quinta aula sobre desenvolvimento de jogos.  

 

Até o momento já aprendemos diversas coisas sobre a criação de jogos. Se você estiver gostando do formato das aulas faça sua inscrição em nosso canal do Youtube e acesse nosso conteúdo nas redes sociais para ficar por dentro da produção de jogos digitais.

 

Please reload