Fórmula de Jogos ::: Desenvolvimento de Jogos - 2015 / 2016 / 2017 / 2018

4 - SOFTWARES - Softwares para criação de jogos

November 7, 2016

 

 

 

Neste módulo nos vamos aprender um pouco mais sobre os softwares de desenvolvimento. Eles são essenciais para a produção de nossos jogos. 

 

Os dois tipos de software mais utilizados no mercado são os para jogos em 3D que trabalham com a edição de jogos em três dimensões e os softwares de edição de jogos em 2D que sua utilização é semelhante a produção de desenhos animados com o grande diferencial de termos no final uma produção interativa. 

 

 

4.1 - Softwares de Jogos em 2D 

 

Os softwares para criação de jogos em 2D possuem editores capazes de montar as diversas partes de um jogo utilizando lógicas simplificadas que são organizadas em eventos e ações.  

 

Para simplificarmos o entendimento, podemos imaginar uma montagem semelhante aos blocos de Lego, que, com suas diversas peças montam uma estrutura colorida e educativa.   

 

Os principais softwares do mercado são: Game Maker, Construct 2 e Multimedia Fusion. Cada um com suas característica próprias e diferenciadas.  

 

É importante percebermos que não temos apenas estes softs no mercado e sim uma grande variedade. Eles devem ser escolhidos de acordo com a finalidade do jogo e do  conhecimento técnico da equipe. 

 

Em jogos mais complexos a programação é de extrema importância para a criação de sistemas  personalizados. O conhecimento profundo de programação é vital para a criação da inteligência artificial dos personagens.  

 
Softwares: Game Maker - Link  | Multimedia Fusion 2.5 - Link  |  Construct 2Link  

 

  

 4.2 - Softwares de jogos em 3D  

 

Para a produção de jogos em 3D nos temos os sistemas pré-configurados chamados "Engines" que são pacotes de funcionalidades que estão disponíveis no mercado para facilitar o desenvolvimento do desenvolvimento desses tipos de jogos. 

 

As Engines também são chamadas de motor gráfico ou motor de jogo. Os seus pacotes são normalmente utilizados para a organização e modelagem de objetos em 3D.  

 

As principais Engines utilizadas no mercado são: a Unity 3D, a Unreal e Leadwerks. Não devemos esquecer que existem diversas outras ferramentas no mercado. 

 
Softwares: Unity 3D  - Link  |  Unreal - Link  |  CryEngine - Link  |  Leadwerks - Link  |  GameGuru - Link 

 

 

 

4.3 - Softwares de modelagem e animação 3D 

 

Importante lembrar que existem programas específicos para a criação de objetos em três dimensões.  

 

Para isso devemos utilizar os editores e modeladores em 3D com o Blender, Maia e 3D Max. 
 
A maioria desses programas possuem opções avançadas de criação e modelagem de objetos em três dimensões.  
 
Alguns... inclusive trabalham com o mapeamento de texturas gráficas que são sobrepostas a malha do objeto, tornando sua visualização próxima ao real. 

 


Softwares: Blender 3D - Link | Maia - Link | 3D Max - Link  
 


4. 4 - Editores Gráficos 

 

Outro ramo de software que não pode faltar no arsenal do desenvolvedor são os editores gráficos, eles permitem criar com facilidade os diversos desenhos, objetos e texturas que são necessários para a composição dos gráficos de um jogo. 

 

Atualmente temos no mercado diversos softwares que vão desde softwares pagos até versões "Open Source - Código aberto" como Gimp e InkScape.  

 

Um software que se destaca mercado e o Adobe Photoshop que é uma ferramenta bem conhecida dos designers da área de publicidade e com ela podemos criar os mais diversos elementos gráficos através de ferramentas de desenho e camadas sobrepostas.

Softwares: Gimp - Link | InkScape - Link | Photoshop - Link
  

 
 

4.5 - Editores de Animação 

 

A grande maioria dos jogos necessita de uma boa quantidade de animações que dão vida a experiência do jogador  

 

Nos jogos em 2D nos temos os Sprites que são pequenas imagens com tamanhos semelhantes que quando animados quadro a quadro transmitem a ideia de movimento e animação.   

 

Uma das principais funções dos sprites é economizar os recursos gráficos de computadores mais lentos pois a sua aplicação exige menos do poder de processamento das máquinas.  

 

Para exemplificar o uso de animações nos jogos podemos destacar o espetacular - Ori and the Blind Forest (Link) - que introduz o jogador em um verdadeiro desenho animado interativo com muita ação e movimento.   

 

A grande maioria dos objetos do cenário de um jogo é animada. Contando com inimigos, interfaces, power-ups e cenários que em quase sua maioria apresentam algum tipo de movimento. 

 

Podemos destacar alguns softwares específicos para esta atividade como:  Flash Pro da Adobe, O Spriter PRO para a produção de Sprites e o Pencil que inclusive é gratuito.

Softwares: Adobe Animation CC - Link | Spriter Pro - Link | Pencil 2D - Link 
  

 


4.6 - Softwares de Música 

 

Todo jogo que se destaca no mercado nacional ou internacional possui uma boa trilha sonora, efeitos especiais característicos e sons envolventes. 

 

Para termos ideia disso vamos fazer um teste, escolha um jogo e tente jogar com a caixas de som desligadas, veja que grande parte da diversão é perdida.  

 

"Alguns jogos inclusive perdem totalmente a graça".  

 

Para criar estas trilhas sonoras devemos utilizar também os softwares disponíveis no mercado, dentre eles podemos destacar o Audacity que é um programa gratuito para a edição de áudio digital. 

 

Outro software bastante interessante é o MAGIX Music Maker que transforma a criação musical em algo lúdico e colorido com apenas algumas inserções de trechos de músicas mais elaborados. 

 

Para a criação de músicas e trilhas mais complexas podemos utilizar o Live da Ableton que é uma fantástica ferramenta para a criação musical e que realiza e mixagem dos samples (pequenos trechos de música) fazendo a junção do software com equipamentos físicos como teclados e baterias eletrônicas.

Softwares: Audacity - Link | Magic Music Maker - Link | Live da Ableton - Link

 

 

Legal Galera !!! Chegamos ao fim da nossa quarta aula...  

 

Até aqui já aprendemos bastante coisa sobre a criação de jogos. Aguardo vocês na próxima.

 

Please reload